A comunidade de Espigão de Cima realizou um mutirão para recolher lixo sintético jogado aleatoriamente ao longo das margens de estradas que servem a comunidade. O trabalho foi promovido pela ACESP e contoucom a participação dos moradores, entre jovens e adultos.
Um grupo de várias pessoas da comunidade fez a coleta do lixo sintético jogado nas margens das estradas, utilizando uma carroça e uma camioneta para reunir num único ponto o material coletado. O trabalho durou 3 horas. Foram coletados mais de 30 sacos, perfazendo um total de aproximadamente 400 quilos de lixo, numa área de aproximadamente 50.000 m².Foram afixadas faixas, em locais estratégicos da comunidade, com os seguintes dizeres: “Lixo no mato é poluição! Não jogue lixo no mato”, “Preserve a natureza! Não jogue lixo no mato”, “Não polua nossas matas! Não jogue lixo!” e “Mutirão para recolher o lixo sintético do mato!”. O objetivo das faixas é a conscientização da população sobre a necessidade de não se jogar lixo no mato.
O resultado final da proposta foi altamente satisfatório. Teve grande repercussão na comunidade e nas comunidades vizinhas; foi também objeto de divulgação pela imprensa de Montes Claros.
Parabéns, João!
ResponderExcluirExcelente trabalho esse de divulgar a vida cotidiana na comunidade rural de Espigão.
Conte sempre comigo.
Eduardo Madureira