terça-feira, 1 de junho de 2010
O RIO ESPIGÃO (texto com foto)
O córrego do Espigão, ou Rio Espigão, como é chamado, nasce num ponto próximo das margens da BR 135, entre as comunidades de Lagoinha, Planalto Rural e Olhos D’Água. Deságua no Rio do Sítio, abaixo da comunidade de Barrocão, após descer por grandes depressões, entre espigões, por um percurso de 15 a 20 quilômetros. Nesse percurso existem, no seu leito, várias pequenas e médias cachoeiras.
Ele dá nome a duas comunidade situadas às suas margens: Espigão de Baixo, também chamada de Espigão do Barrocão, e Espigão de Cima, também chamada Espigão da Lagoinha. O Rio Espigão já não tem o mesmo vigor de alguns anos atrás – durante o período de seca tem seu curso reduzido e, às vezes, chega a ter seu curso interrompido em alguns pontos.
Acredita-se que o desgaste do rio ocorre em virtude de desmate da mata ciliar e do uso indiscriminado de suas águas para irrigação. Temos a intenção de discutirmos com a população ribeirinha alternativas de uso das águas do rio sem prejuízo para a sua vitalidade e o ambiente no qual está inserido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário