PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA POLIESPORTIVA
NA COMUNIDADE DE ESPIGÃO DE CIMA
PROPONENTE
Associação Comunitária dos Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais das Margens do Rio Espigão – ACESP.
CONTEXTO E JUSTIFICATIVA
A comunidade de Espigão de Cima, localizada da divisão territorial da Fazenda Espigão, situada a um quilômetro do povoado de Lagoinha e BR 135, região Sul do município de Montes Claros, possui 85 (oitenta e cinco) famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Saúde e uma população aproximada de 290 (duzentas e noventa) pessoas, das quais 180 (cento e oitenta) são sócios da proponente (ACESP). Os moradores estão distribuídos numa área aproximada de 4.500.000 m² (quatro milhões e quinhentos mil metros quadrados).
Cerca de 25% do total da população tem idade abaixo de 30 (trinta anos). Há um trabalho contínuo da ACESP em estimular a prática de esportes e as modalidades mais praticadas atualmente na comunidade são: caminhadas, ciclismo, cavalgada, futebol e capoeira.
As caminhadas são praticadas através das estradas que servem à comunidade e há uma proposta da proponente de organizar um grupo de tracking; um grupo de ciclismo com veículos e equipamentos adequados já está em atividade com pelo menos 06 (seis) integrantes; há pelo menos 10 (dez) cavaleiros na comunidade, dos quais 02 (dois) são associados à Associação dos Cavaleiros de Planalto Rural; há cerca de 40 (quarenta) praticantes de futebol, entre crianças, jovens e adultos, na comunidade, que oram utilizam um campinho de terra batida no local onde se pretende construir a quadra poliesportiva objeto deste projeto, ora utilizam a quadra o campo de futebol do povoado de Lagoinha; há um grupo de capoeira com 20 (vinte) praticantes entre crianças, jovens e adultos.
A comunidade conta com um Grupo de Jovens (sem vínculo religioso), voltado para a prática da cidadania, denominado de Jovens da Comunidade de Espigão, Unidos pela Cidadania e Solidariedade (JEUS) que desenvolve atividades esportivas, culturais e educativas, dentre elas a prática da capoeira, ciclismo, oficina permanente de forró universitário, aulas de violão e viola, além de reuniões periódicas, palestras e debates sobre temas de interesse da juventude.
O grupo de capoeira atualmente não dispõe de local apropriado para a prática do esporte e utiliza, a título de empréstimo, um piso existente no quintal do senhor Augusto Figueiredo, morador da comunidade. A construção da quadra poliesportiva resolverá de imediato o problema da falta de local para a prática de capoeira na comunidade, além de propiciar a prática de outras práticas como futebol (masculino e feminino), peteca e vôlei. (as duas últimas ainda não são bem difundidas na comunidade e serão estimuladas com a promoção de torneios assim que houver local para a prática). Essa quadra ainda poderá ser utilizada para outros eventos ao ar livre como shows, bailes, cultos religiosos, oficinas, palestras, reuniões, etc.
A ACESP dispõe de um terreno, situado em um ponto central da comunidade, devidamente legalizado, destinado à construção da sede da associação e de uma quadra poliesportiva. O local da construção da quadra dispensa terraplanagem, haja vista que ali já funciona como um “campinho” de terra batida, onde moradores da comunidade e de comunidades vizinhas, especialmente jovens, praticam futebol.
Na comunidade residem vários construtores, pedreiros e auxiliares da construção civil, todos dispostos a doarem mão-de-obra em prol da construção da quadra.
OBJETIVO
Construir uma quadra que possibilite a prática de futebol, de capoeira, peteca, vôlei e outras atividades.
BENEFICIÁRIOS
Toda a população da comunidade de Espigão de Cima e comunidades vizinhas.
METAS E ATIVIDADES
Meta I
Criar um espaço que atenda as demandas dos praticantes de capoeira e futebol de salão masculino da comunidade;
Meta II
Incentivar a prática de futebol de salão feminino;
Meta III
Incentivar a prática de vôlei e peteca;
Meta IV
Dispor de um espaço adequado para a realização de eventos educativos, culturais e de lazer ao ar livre.
METODOLOGIA
Após a reunião do material constante do orçamento, os trabalhos de construção da quadra serão executados com mão-de-obra voluntária dos moradores da comunidade.
O prazo estimado para a construção é de 08 (oito) dias a partir do início dos trabalhos.
MEMÓRIA DE CÁLCULO (ORÇAMENTO)
QUANTIDADE/MATERIAL/VALOR UNIT./VALOR TOT./CONTRA-PARTIDA DA ACESP
220 sacos/Cimento/17,50/3.850,00/Mão-de-obra
17 metros/Areia lavada/35,00/595,00/Idem
05 metros/Areia de reboco/20,00/100,00/Idem
95 barras/Ferro 4.2/5,50/522,50/Idem
10 k/Arame recozido/6,00/60,00/Idem
1.500 unidades/Tijolos/0,34/510,00/Idem
12 metros/Brita 1/55,00/660,00/Idem
VALOR TOTAL DOS MATERIAIS
R$ 6.297,00 (SEIS MIL E DUZENTOS E NOVENTA E SETE REAIS
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário